segunda-feira, 26 de setembro de 2016

EM GRAJAÚ, GOVERNO DO ESTADO REALIZA MUTIRÃO MAIS SAÚDE

NOS DOIS PRIMEIROS DIAS DE ATENDIMENTO, AS PACIENTES PASSARAM POR CIRURGIAS DE HISTERECTOMIA , A AÇÃO PROSSEGUE ATÉ A TERÇA-FEIRA (27).
O Governo do Estado continua com as ações do Mutirão Mais Saúde. Desta vez, o Hospital Geral de Grajaú (HGG) iniciou, no sábado (24), o Mutirão de Cirurgias de histerectomia, hérnia e colecistectomia (vesícula). A Secretaria de Estado da Saúde (SES) busca zerar a demanda existente, ofertando assistência humanizada e especializada. A ação prossegue até a terça-feira (27).


                               
Nos dois primeiros dias de atendimento, as pacientes passaram por cirurgias de histerectomia. A imperatrizense, radicada há 20 anos em Grajaú, Maria da Conceição, de 41 anos, por recomendação médica, adotou o procedimento. “Eu tenho dois miomas e, no último ano, eles voltaram a crescer, provocando vários problemas. Recebi uma ligação informando a antecipação da cirurgia, prevista para o finalzinho do mês. Eu vou operar hoje no atendimento do Mutirão”, comemorou a paciente.

                              
A lavradora Jacirene Pereira é diabética e, mesmo tendo conhecimento da importância do preventivo e das consultas, não manteve a visita regular aos especialistas, após o falecimento do seu médico. Confiante no trabalho dos profissionais do Mutirão Mais Saúde, ela também é uma das pacientes para cirurgia de histerectomia atendida no Hospital Geral de Grajaú (HGG). “Estava com muito sangramento e dor”, disse a lavradora.

A diretora administrativa do HGG, Monalisa Brito Ribeiro, ressalta a importância da força-tarefa. “O Mutirão Mais Saúde elimina a fila de espera e o atendimento deixa a população da região satisfeita”, afirmou.

Caravana Mais Saúde

Nesta segunda-feira (26) e terça-feira (27), a Caravana Mais Saúde realizará, em Grajaú, atendimento na Carreta da Mulher, com exames preventivos (papanicolau e palestras); Carreta da Mamografia; Hospital de Campanha, com oferta de testes rápidos de HIV, Hepatites Virais e Sífilis; orientação e avaliação nutricional; e, ainda, ações educativas sobre tuberculose, hanseníase, dengue, câncer (bucal, pênis, próstata e colo do útero), verificação de pressão arterial e de glicemia, imunização e aleitamento materno.

A ação conta com orientações sobre casos de microcefalia, controle da hipertensão arterial e diabetes, envelhecimento saudável e controle do tabagismo. Na área da Vigilância Sanitária, o projeto Visa Itinerante, presta esclarecimentos quanto a qualidade dos alimentos, uso de medicamentos, funcionamento adequado de estabelecimentos de saúde, dentre outros assuntos. Durante a Caravana Mais Saúde também serão desenvolvidas atividades esportivas.

Fonte: SES          
Texto: Andréa Gonçalves
Fotos: Julyane Galvão/SES

Nenhum comentário :

Postar um comentário