sábado, 22 de outubro de 2016

STC PROMOVE PALESTRA SOBRE PATRIMÔNIO PÚBLICO E CONTROLE SOCIAL EM ESCOLA

A UNIDADE INTEGRADA GOVERNADOR ARCHER FOI A SEGUNDA ESCOLA QUE RECEBEU O PROJETO.
Alunos da U. I. Governador Archer durante a palestra
Quem paga pela manutenção das escolas públicas? Quais as consequências da depredação do patrimônio público? Quais os deveres e direitos do contribuinte? Essas e outras questões ligadas ao controle social e à transparência foram trabalhadas pela Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) na tarde desta sexta-feira (21) na Unidade Integrada Governador Archer, em São Luís.

Com a palestra “As consequências da depredação do patrimônio público”, a auditora da STC, Ielma Rezende, apresentou aos alunos conceitos básicos da gestão pública, como administração direta, indireta, tributos e o papel do contribuinte e do cidadão na manutenção do patrimônio. A proposta da palestra foi mostrar que a escola não é da união, do governo ou do município, mas sim dos cidadãos. “A escola é sustentada com o dinheiro do contribuinte, por isso precisamos cuidar bem dela”, pontou Ielma Rezende.

A Unidade Integrada Governador Archer foi a segunda escola que recebeu o projeto. Até o fim do mês de outubro, a ação contemplará mais seis unidades de ensino da capital.

Thaiane Barros, aluna do 7o ano da escola, considera importante a conscientização para o desenvolvimento de uma cultura de zelo das instituições de ensino. “Corrupção passa na televisão o dia todo, é um assunto que está no nosso cotidiano e a gente olha os próprios alunos destruindo a escola. Talvez com essas explicações dadas nas palestras os próprios alunos tomem consciência do que está errado”, analisou a estudante.

A gestora adjunta da Unidade Integrada Governador Archer, Gorete Lima, destacou que é importante o aluno ter noção que a escola é mantida pela contribuição dos próprios pais, por meio de impostos. “Talvez tendo essa noção eles passem a cuidar melhor do lugar onde estudam”.
Mural de transparência da U. I. Governador Archer com informações 
como repasses feitos pelas esferas governamentais
                    
A escola possui um mural da transparência onde constam os dados dos servidores que estão ativos na unidade, os gastos com materiais, as despesas com merenda escolar e os repasses feitos pelas esferas governamentais. Segundo Gorete Lima, é uma prática que estabelece transparência para toda a comunidade escolar. “Esse quadro mostra a todos que visitam ou que frequentam a escola diariamente tudo o que é feito com o dinheiro público que vem para cá, isso torna a gestão lisa e transparente”, comentou.

A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, promovida pela STC e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com apoio da Rede de Controle da Gestão Pública, que visa levar informações sobre transparência e formas de controle social para alunos da rede pública do estado. Participaram ainda auditores da Controladoria-Geral da União e servidores da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

Fonte: STC  
Texto: Carolina Paiva Diniz
Fotos\Divulgação



Nenhum comentário :

Postar um comentário